quinta-feira, 28 de novembro de 2013

A formação de Portugal-Abel e david Lopes

A Formação de Portugal
D. Henrique casou com a família de D. Afonso VI, e ficou a governar o Condado Portucalense, embora prestando vassalagem ao rei de Leão e Castela.
Desde logo procurou defender e alargar este território, tornando-o independente, mas acabou por morrer sem o conseguir. Ficou a governar D. Teresa, que veio a aliar-se a nobres galegos.
  Esta aliança provocou o descontentamento de nobres portucalenses, que apoiaram D. Henriques na luta contra D. Teresa pelo governo do Condado. Em 1128, D. Afonso Henriques enfrentou as tropas de sua mãe na batalha de São Mamede.
   Saiu vitorioso e passou a governar o Condado Portucalense, continuando as lutas contra os Muçulmanos, para alargar o território, e contra a Leão e Castela, para obter a independência do Condado Portucalense.
Em 1143, o rei de Leão e Castela, Afonso vii, reconheceu a independência do Condado Portucalense através do Tratado de Zamora. Nasceu assim o reino de Portugal, que teve D. Afonso Henriques como seu  primeiro rei. No entanto, este só foi reconhecido como rei pelo papa 36 anos mais tarde, em 1179

Formação de Portugal - Iara e Pedro

Formação de Portugal
D. Henrique casou com a filha de D. Afonso VI, D. Teresa e ficou a governar o Condado Portucalense, embora prestando vassalagem ao rei de Leão e Castela.
Desde logo procurou defender e largar este território, tornando-o independente, mas acabou por morrer sem o conseguir. Ficou a governar D. Teresa, que veio a aliar-se a nobres galegos.
Esta aliança provocou o descontentamento de nobres portucalenses, que apoiaram D. Afonso Henriques na luta contra D. Teresa pelo governo do condado portucalense.
Em 1128, D. Afonso Henriques enfrentou as tropas de sua mãe na batalha de São Mamede.
Saiu vitorioso e passou a governar o Condado Portucalense, continuando as lutas contra os Muçulmanos, para alargar o território, e contra Leão e Castela, para obter a independência do Condado Portucalense.

Em 1143, o rei de Leão de Castela, Afonso VII, reconheceu a independência do Condado Portucalense através do Tratado de Zamora. Nasceu assim o reino de Portugal, que teve D. Afonso Henriques como seu primeiro rei. No entanto, este só foi reconhecido como rei pelo Papa 36 anos mais tarde, em 1179.

A formação de Portugal - Beatriz e Miguel

 A formação de Portugal
D.Henrique casou com a filha de D. Afonso VI , D.Teresa , ficou a governar o Condado Portucalense , embora prestando vassalagem ao rei de Leão e Castela .Desde logo procurou defender e alargar este território, tornando – o independente mas acabou por morrer sem o conseguir . Ficou a governar sua mãe D.Teresa, que veio aliar – se a nobres galegos.

Esta aliança provocou o descontentamento dos nobres Portucalenses, que apoiaram D.Afonso Henriques na luta contra D.Teresa pelo governo do condado . Em 1128 D.Afonso Henriques enfrentou as tropas de sua mãe na Batalha de S.Mamede.

Em  1143, o rei de Leão e Castela VII, reconheceu a independência do Condado Portucalense através do Tratado de Zamora . Nasceu assim o reino de Portugal, que teve D.Afonso Henriques como seu primeiro rei . No entanto, este só foi reconhecido como rei pelo Papa 36 anos mais tarde, em 1179.

D.DINIS-ANA e MARGARIDA

D. Dinis
No século XIV ,nos reinados de D.Afonso I e D.Pedro I (filha e neta de D.DINIS)começaram a surgir tempos difíceis  e Portugal viveu um período de fome, guerras , sendo a mais terrível a PESTE NEGRA .D. DINIS em 1290, criou a primeira universidade com o nome de estudo geral. Mandou semear pinhais e aproveitar terrenos.

D. DINIS casou com D .Isabela Aragão e só teve uma filha D.Beatriz

D.Filipe I por Hugo Filipe e José Miguel

D. Filipe I

Pertenceu à 3ª Dinastia

 Durante 60 anos, verificou-se uma união política entre Portugal e  Espanha.

Cognome: O prudente
nascimento-morte -1527-1598

factos do Reinado: Compromete-se a manter Portugal independente.

Os territórios ultramarinos são deixados ao abandono.

Reinou entre 1580 e 1598.

D.Afonso Henriques - Beatriz e Miguel

D. Afonso Henriques
Cognome :  o conquistador / o fundador
Dinastia :  1ª dinastia
Reinou: 1108 – 1185
Casou : D. Mafalda
Descendência : D. Afonso Henriques teve 7 filhos do qual um rei D. Sancho I
Factos  importantes : foi o primeiro rei de Portugal e conquistou território de Lisboa e Alentejo




D.João I - Gabriela, Leandro

D. João I

 D. João I decidiu procurar ouro, cereais e especiarias no norte de África e, em 1415, organizou uma poderosa armada para conquistar a cidade de Ceuta. Esta cidade era estratégica para dominar as rotas comerciais no mar Mediterrâneo.

  Mas os portugueses queriam também explorar o Atlântico e o litoral de África. Foi o Infante D. Henrique, filho de D. João I, que ficou encarregue das descobertas marítimas. No mar, os navegadores orientavam-se pelo Sol e pela estrela Polar com ajuda da bússola, do quadrante e do astrolábio.

   Sob o comando do Ifante D. Henrique, os portugueses avançaram pelo Atlântico e chegaram aos arquipélagos da Madeira (1418) e dos Açores (1427). 

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

D.Afonso Henriques - Iara e Pedro

D. Afonso Henriques
D. Afonso Henriques era um destemido rei que é muito admirado em Guimarães.
Afonso partiu à conquista de territórios Portugueses.
D. Afonso Henriques continuou a sua política a expansionista.
Afonso, conseguiu a independência de Portugal derrotando os espanhóis na famosa batalha de São Mamede. 
D. Afonso Henriques casou com D. Mafalda com quem teve 7 filhos.
Provavelmente nasceu em 1109 e reinou até 1185.
Afonso era da 1ª dinastia.
Era filho de D. Henrique de Borgonha e de D. Teresa.

Vem armado o cavaleiro
Com espada e armadura
Dão o título de rei
O único à altura.
É um rei chamado Afonso
Que já parte à reconquista
Do agreste território
Quem em seu redor avista.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A lenda do S.Martinho - Hélder e Rita

O S. Martinho

Um valente homem, estava a andar de cavalo, num dia de chuva e muito vento, e encontrou um pobre no chão cheio de frio, pegou na sua capa vermelha e na sua espada brilhante e cortou a sua capa vermelha, e deu-lhe metade da capa vermelha, quando deu-lhe a capa vermelha, o sol começou a nascer e o S.Martinho continuou a sua viajem, todo alegre.

 - Que dia fantástico.

Lenda de S. Martinho por ABel e David.L

A LENDA de S. Martinho
Martinho era um soldado romano, que estava a ir de Itália para a sua terra natal em França.
 Montado no seu cavalo estava a atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes e em cima estava muito frio e mau tempo.
 Martinho estava agasalhado pela sua capa vermelha que os soldados romanos usavam.
De repente aparece um homem pobre com roupas velhas e rotas que lhe pede uma esmola.
Martinho não tinha nada para dar, por isso Martinho pegou na sua espada e cortou a sua capa, nesse momento apareceu o sol e o mau tempo desapareceu. E ficou assim reconhecido S. Martinho.

Lenda de S.Martinho - por Beatriz e Richard

 Martinho
O magusto é uma festa realizada em honra do S. Martinho que ajudou um pobre. Agora vou-te contar a história.
Era uma vez o Martinho que vinha para a sua terra natal. Estava um dia muito frio e chuvoso e o Martinho viu um homem quase todo despido é então ficou com pena é quis ajudá-lo pegou na sua capa e na sua espada zás e deu metade ao pobre para se aquecer e entretanto apareceu um lindo dia de sol é ate ai celebramos o magusto em honra do S. Martinho comemos castanhas e muito mais. 

Lenda de São Martinho por Ana Rita e José Miguel

A lenda de S. Martinho


Há muito tempo…Havia um cavaleiro romano que se chamava Martinho.
Ele ia no seu cavalo a tentar chegar a França. Pois era a sua terra Natal.
Estava a passar por uma rua estreita quando Martinho viu um mendigo, ele teve pena pois estava um dia chuvoso, e o mendigo estava com muito frio e fome. Martinho rasgou a capa a meio com a sua espada e deu-a ao mendigo.
Apareceu o sol. O mendigo agradeceu a Martinho.

Nesse dia festejamos todos a lenda com castanhas, pois é um fruto de outono.       

  

Lenda de S.Martinho

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Lenda de S.Martinho por André Tiago e Miguel

A lenda de S.Martinho
Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar de Itália para a sua terra ,algures em França.
Montando no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta , chamada Alpes ,e , lá no alto , fazia muito, muito frio, vento e mau tempo.
Martinho estava agasalhado normalmente para a época : tinha uma capa vermelha , que os soldados romanos normalmente usavam .
De repente , aparece – lhe um homem muito pobre , vestido de roupas já velhas e rotas , cheio de frio que lhe pediu uma esmola .
Infelizmente Martinho não tinha nada para lhe dar. Então , pegou na espada , levantou – a e deu um golpe na sua capa . Cortou – a ao meio e deu metade ao pobre .
Nesse momento , de repente , as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era verão !  Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom.
É  por isso que todos os anos ,nesta altura do ano , mesmo sendo outono , durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente : é o verão de São Martinho.         


S.Martnho - Iara e Pedro

Lenda de S.Martinho
No dia 11 de novembro comemora-se o S.Martinho.
Esta comemoração foi realizada por um soldado um soldado romano.
A lenda diz que S.Martinho tinha voltado da guerra para regressar para a sua terra Natal (França), quando viu o pobre mendigo cheio de frio .
Martinho ficou com pena do pobre mendigo e decidiu cortar a sua capa a meio para dar uma parte ao mendigo.
De repente desapareceu as nuvens e o mau tempo tinham desaparecido.

E foi assim que a lenda se passou.

Lenda de São Martinho - Leandro e Gabriela.

 Lenda de São. Martinho
São Martinho era um romano que regressava de Itália para França a sua terra natal, num dia chuvoso.
 A certo momento passou por um homem quase todo despido, e São  Martinho cortou a sua capa com a sua espada e deu-lhe metade.
De seguida apareceu o sol, mesmo de repente.


Este dia passou-se em 11 de Novembro, na minha escola  festejamos com o Magusto. 

HALLOWEEN - Letícia e Margarida


O halloween é uma festa tradicional da América. Na minha escola todos os meninos que querem vir vestidos no dia podem vir. Eu vim vestida de noiva fantasma e tive um menino que
Veio Frankenstein. Uma coisa que aconteceu e não costuma acontecer e que só vieram seis meninos vestidos. Vieram cinco meninas e um rapaz.

Halloween por David André e Sofia

U… fazem os monstros! A…fazem as crianças, com medo dos monstros.


Ó bruxinha,  ó bruxinha não me faças mal, se te portares bem­, um docinho te vou dar.

O Halloween. Por:Abel e David Lopes

O Halloween

No dia 31 de outubro realiza –se o Halloween. O Halloween é um dia em que nas escolas, algumas crianças vêm mascaradas de bruxas, diabos …
Ou seja que o Halloween é o dia das bruxas.
Não me mascarei, acho que não é nada de especial. Já sabem o que é o Halloween?
Espero que sim.

Halloween por Beatriz é Richard

Halloween
O  Halloween é a festa que eu mais adoro no mês de outubro.

Porque as pessoas vêm com mascaras horríveis.
Eu gosto de cantar:
Hallo,hallo
Halloween!!!
As crianças vão pedir doces e dizem:
Doçura ou travessura se não derem doces ponham papel higiénico nas portas.
HÁ… HÁ…
Feliz

HALLOWEEN

Halloween,por Hugo e Ana Filipe

Há sustos a arrepiar
À homens a vaguear para assustar
Leandro está em sua casa a arrepiar.
Louco vivo! Está a chatear
O Paulo a cortar uma pessoa
Wow! isso arrepia.
E o gato a matar-se
E que horror na cara

No Halloween